Sejamos francos, se Felipão tivesse estreado e perdido como ocorreu no domingo contra qualquer outro time, nossa análise seria completamente diferente. Sem dúvida que houve uma expectativa muito grande de uma vitória em um “renascimento” tricolor, mas o que vimos foi apenas o início de um trabalho.
Com a cabeça mais fria e sem tanto álcool no sangue, acredito que o fator clássico atrapalhou um pouco o time, ainda mais depois de levar o primeiro gol. Até ali, fazíamos uma boa partida – comparada com as demais – e não demos espaço para nosso adversário. Bastou uma falha e nos perdemos.
Como escrevera aqui, nosso rival era favorito pelo simples fato de estar melhor colocado na competição e ser um time mais qualificado e com um trabalho sendo executado há mais tempo. Perdemos para uma equipe melhor que a nossa. Ponto.
Após o apito final, uma série de reações, que também tomam conta das redes sociais, apontavam todos os diagnósticos sobre nossa derrota e também sobre os anos sem títulos. Todos com a solução para tudo, desde a Presidência até o camisa 9 – sem falar nas opiniões com cunho político que são feitas diariamente por alguns, registros que transparecem nossas brigas internas e expõem a instituição. Pobre Grêmio.
Evidente que o torcedor tem todo o direito e deve se manifestar, mas num momento como este precisamos ser racionais. Sei que é difícil, mas precisamos, caso contrário vamos alimentar ainda mais desilusões. Não temos time nem elenco para levantarmos o Brasileirão. O que resta? Copa do Brasil, campeonato que permite que uma equipe tecnicamente mais fraca que as favoritas seja campeã.
Não existe pensamento nem solução mágica. Precisamos olhar a realidade. Ela mostra que Felipão está começando um trabalho, que pode ainda render frutos ainda este ano através de um G-4 ou título da Copa do Brasil, mas que tem como foco os próximos anos, e que tende a repetir o que ele fez na sua segunda passagem pelo Grêmio, como a aposta na categoria de base – a escalação de Walace é um sinal claro disso.
É complicado ser racional quando somos movidos a passionalidade, mas são tantas as desilusões que precisamos deixar de ouvir nosso coração e levar em conta a razão. Chega de soluções mágicas que pregam um imediatismo que não existe no futebol. Precisamos encarar a realidade, ou todo dia profetas e politiqueiros irão apontar o que precisa mudar no Grêmio olhando para um Clube que busca se reencontrar.
15 + comentários
Eu poderia ler esse texto há 1 ano atrás, ou há 2, quem sabe há 5 anos. Faria sentido.
O discurso e o desabafo é rigorosamente o mesmo faz muito tempo.
Acho que ninguém racionalmente culpa Felipão ou o início do trabalho.
O desabafo não passa de uma tremenda frustração. E ninguém aguenta mais esses dirigentes babacas que não sabem contratar. Pra mim, pensamento mágico não é trazer felipão, é trazer esse bando de jogador merda esperando que virem craques.
Chega disso. Esqueçam G4, estão loucos?
Preocupem-se com Z4.
E esqueçam Copa do Brasil, alienados.
E quem nos garante que o Felipão é o mesmo de 18 anos atrás? Neste tempo todo passou por Palmeiras, que é uma esculhambação igual ou pior que o Grêmio, aquele “ninho de cobras” que é a Seleção, Portugal,Inglaterra, Turquia e não sei mais o quê! Pode ter vindo “contaminado” por tudo isto. E neste tempo todo, ainda com a herança Grêmio daqueles tempos,inicialmente ganhou títulos importantes, mas nos últimos 10 anos, 1 CB e encaminhou o Palmeiras para o rebaixamento! Posso estar errado? Claro que sim, mas são evidências irrefutáveis, números não manipulados, não mentem! E com estes 2 que dirigem o futebol do Grêmio, não vejo como mudar o seu retrospecto recente!
O GRÊMIO é um time dos SEM, sem vontade, sem uma organização em campo,sem raça.sem sangue
tricolor nas veias,está muito apático sem muita esperança,mas é a ultima que morre né!!!
Com o que gasta o departamento de futebol do Grêmio e com os salários que paga, é inadmissível que contratem essas merdas de jogadores.
Quem são os responsáveis pelas contratações?
Esses senhores AMADORES deveriam ter a decência de pedir pra sair.
O problema é que a “DIREÇÃO” do clube não é o SUCESSO DO GRÊMIO e não é composta por GREMISTAS e não tem atributos que os qualifiquem para o CARGO!
Frustrado sim claro que eu estou, mas vamos deixar um pouco o fanatismo de lado e analisar o que ocorreu, o GRÊMIO com todas suas dificuldades nas laterais e no meio demostrou um bom futebol tivemos uma chance de ouro com o Dudu que não aproveitou, o primeiro gol foi uma falha de marcação coisa natural de jogo suponhamos que o Geromal fosse titular será que teria sido diferente? sinceramente acho q não, já o segundo gol aconteceu em um contra ataque time exposto ansioso para empatar com o peso do clássico e de vir de duas derrotas aconteceu, resumindo perdemos um CLASSICO onde infelizmente o outro lado tem um time superior e com um bom elenco.
Agora o que esta por vir isso sim me assusta, primeiro Criciúma teoricamente somos superiores e favoritos depois Cruzeiro e Corinthians ai é que está o problema pois perder para Cruzeiro e Corinthians é um resultado normal mas nessa situação seria CATASTROFICO e talvez irreparável.
Mas acredito no GRÊMIO sei que mesmo com dificuldades vamos seguir firmes e tenho certeza que temos grandes chances na copa do Brasil.
cara o negossio é o seguinte temos que reconhecer que o internacional é muito melhor que o gremio , eles tem um meio campo muito bom , coisa que nos não temos , temos só jogadores ridiculos , tirando o barcos , que é goleador faz gol , mas tem que a bola pra fazer o gol , mas de que jeito o barcos vai fazer gol , se não temos meio campo , não temos armação alguma , o cara que mais arma o jogo pro gremio é o parazinho guerreirão mas com um qualidade tecnica muito fraca , então de qual jeito vamos ganhar do internacional , mas não esqueçam , que com aqule time ridiculo do palmeiras , o luis felipe alevanto a copa do brasil , temos que ter paciencia pq o cara sabe oque faz
cara futebol é isso mesmo, é verdade que o Gremio gasta muito e não ganha titulos, mas futebol é decidido por detalhes, por exemplo na LA, fomos desclassificados nos penaltes pelo provável campeão, o ano passado poderíamos ter buscado o título, demos azar de o Cruzeiro disparar.Na minha opinião o trabalho da direção no que diz respeito a contratação de jogadores é boa, o problema é formar um time consistente com garra e vantade de vencer.Espero que o trabalho do Felipão seja bom e possa nos dar alguma alegria. Acho importante chegar a LA e dessa vez sim formar um grupo capaz de buscar o título. O problema é se começar a perder e a coisa desandar e ficarmos na parte do Z4, mas acredito na história de nosso treinador. VAMOS TRICOLOR!
não podemos fazer terra arrasada , bola pra frente , no mesmo caso tivesse vencido não significaria que estava tudo certo
não se pode passar a carga pra quem vem de estar um longo período sem títulos , é importante lembrar que só é lembrado quem é campeão , porem foram feitos grandes trabalhos anos anteriores, um ano depois da maior conquista do coirmão poderíamos ter conquistado o tri da américa estivemos na final; no ano seguinte o brasileirao escapou pelos dedos , e quem lembra daquela semifinal com o santos uma virada histórica em 2010 , não ganhamos e verdade mas batemos demais na trave anos após anos … infelizmente futebol e resultado .
Alemão boa noite. Realmente não existe a fórmula mágica no futebol. Creio que o Grêmio precisa de UNIÃO entorno de um nome de consenso para a presidencia em 2015 e de alguém que EXTIRPE de vez certas organizadas até do Conselho. Tem muita gente lá dentro com idéias retrógradas e presos ao passado. Mais autocrítica bem mais forte e menos babação a velhos caciques. Alex Rocha teu amigo e um cara que torce pelo futebol gaúcho e que cansou de tanta violência nos estádios.
Enquanto isso o Diego Souza no Sport…(ah é esqueci que ele tinha jogado com “a outra” direção).
Quem sabe o Jonas desembarca no Inter mês que vem.
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/08/mercadao-valencia-coloca-jonas-banega-e-helder-postiga-venda.html
https://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/ex-gr%C3%AAmio–jonas-desperta-interesse-de-diversos-clubes-do-brasil–diz-jornal-espanhol-152219721.html
Exatamente como penso! O time desentrosado que está aí é consequência do treinador ineficiente (leia-se Enderson) que estava na casamata até dias atrás. Não temos como cobrar resultados imediatos. Poderíamos cobrar do Felipão se o mesmo estivesse treinando o Grêmio desde a pré-temporada. Agora, o que acredito que possa ser feito é tentar beliscar uma Copa do Brasil (torneio de tiro curto) e preparar e testar o time no Campeonato Brasileiro (cuidar para não cair). Formar uma espinha dorsal, desenvolver uma mecânica de jogo, treinar jogadas e principalmente começar a dispensa de quem é insuficiente para o time de 2015. Jogadores tecnicamente insuficiente e/ou sem comprometimento podem já treinar em separado até serem negociados. Ver as carências do grupo e buscar soluções também é primordial. Entrar em 2015 com uma base pronta e afinar a sintonia na pré-temporada para começar na “ponta dos cascos” (e de preferência numa LA !!!!Quem sabe…) é o máximo que podemos por ora exigir.
Acho que estamos muito bipolares. Ou o cara acha que vamos ganhar tudo, patrolar os coloridos no estádio dele, e que assim que chegou o Felipão por feitiçaria ia transformar nosso time em uma máquina de ganhar títulos, ou estamos condenados ao rebaixamento, fora fulano, beltrano não presta e sicrano é um idiota. Na boa gente, como diz o titulo do post, não existe solução mágica. Tem que montar um time sólido, ter uma base tática, ter peças de reposição no banco de reservas e não tentar refazer um time a cada ano, ou a cada 6 meses. Todo ano pensamos que vamos ganhar a LA ou a copa do Brasil só na camisa, mas ou desmanchamos o time do ano anterior, ou trocamos de técnico… em resumo, só vamos conseguir chegar nos títulos com um trabalho de longo prazo, seja com o Felipão, o Renato ou até o Enderson. Bem, talvez com Enderson não…
Ontem 3 times de primeira divisão foram eliminados na Copa do Brasil (São Paulo, Fluminense e timinho). Precisamos focar na CB para conquistar um título e tirar esse peso de nosso time e torcida. No Brão jogamos somente para não cair…