Do finalsports
Libertadores: Grêmio poderá enfrentar brasileiro já nas quartas
06/05/2009 – 11:47:28 – por PC – Final Sports
A tabela atual da Libertadores aponta que o Grêmio, se passar pelo San Martín (PER), enfrentará o ganhador do confronto entre Cuenca (EQU) e Caracas (VEN) nas quartas-de-final.
Do mesmo lado da chave estão São Paulo e Cruzeiro. Caso paulistas e mineiros eliminem nas oitavas Chivas (MEX) e Universidad do Chile, respectivamente, fariam um confronto das quartas-de-final, garantindo automaticamente um brasileiro na semifinal.
E com o Tricolor avançando, ao superar Cuenca ou Caracas, a semifinal seria verde e amarela.
Do outro lado da chave, caso Palmeiras ou Sport vença todos os duelos e alcance a final, a competição seria decidida por duas equipes de um mesmo país, o que o regulamento proíbe desde a edição de 2007. No entanto, menciona que somente nas semifinais os cruzamentos ‘forçados’ aconteceçam.
Portanto, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) seria obrigada a mexer nos cruzamentos já na fase de quartas-de-final para evitar que isto acontecesse. O mais provável é que o Grêmio enfrentasse o ganhador do confronto entre Palmeiras e Sport, uma vez que a tabela já aponta o possível encontro entre São Paulo e Cruzeiro.
Até o momento a Conmebol não se manifestou sobre qualquer tipo de modificação na tabela atual, que aconteceria caso o princípio (evitar que duas equipes joguem a decisão) for levado em conta. Mas se as regras forem levadas ao pé da letra, fica tudo como está.