Vou aproveitar que o calendário de jogos no deu uma folga – uma parada de 4 dias deve ser considerada folga pra quem joga 2 vezes por semana – pra tratar de um assunto que foge um pouco das 4 linhas: a eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio.
Dia 28 deste mês teremos uma eleição para escolher 150 conselheiros, que terão mandato de 6 anos e se juntarão aos 150 eleitos em 2010. Segundo um levantamento feito por um dos grupos políticos, das 7 chapas inscritas, 5 delas tem candidatos que concorrem à reeleição, totalizando 123 conselheiros que querem continuar fazendo parte do Conselho Deliberativo do Grêmio.
Outras semelhanças entre as chapas estão nas propostas. Aproximar o Conselho do associado, ampliando a transparência e democratizando do CD é uma que todas que estão divulgando suas propostas pregam. Assim como vejo ganhar força a ótima proposta de ampliar o tempo de mandato do Presidente para 3 anos, dando tempo para uma direção implementar seu projeto sem atropelos e acabar com essa sequência de eleições que temos em decorrência disso. Além disso, tirar o período eleitoral do meio do ano, empurrando a eleição para depois do encerramento da temporada do futebol profissional.
Aqui abro parênteses pra explicar o porquê da sequência de eleições: o mandato do Presidente e Vices é de 2 anos. O de um conselheiro é de 6 anos, sendo se elege a metade deles (150 de 300) a cada 3 anos. Ou seja, tivemos eleição presidencial em 2012, teremos eleição para o CD esse ano e novamente para presidência em 2014. Só teremos um refresco eleitoral em 2015. Fecho parênteses.
Então, chego no ponto. Se temos grande parte desses 123 conselheiros que querem ser reconduzidos aos seus cargos por mais um mandato e defendem algumas propostas idênticas, especialmente essa da duração do mandato presidencial, que tal assinar o requerimento ANTES MESMO DAS ELEIÇÕES?
É possível recolher assinaturas suficientes para encaminhar a proposta para a Comissão para Assuntos Legais e Estatutários entre os candidatos que tem essa proposta na sua chapa, bem como seus colegas de movimentos políticos. Duvido não conseguir o número mínimo de assinaturas. A não ser que queiram ser os pais da proposta.
Portanto, faço o convite: semana que vem, na sessão solene de aniversário do Grêmio, estarei recolhendo as assinaturas dos colegas conselheiros. Não precisamos esperar acontecer a eleição pra trabalhar pelo Clube.
7 + comentários
Apoiado!
Mandou bem Minwer, apoiado!
A principio é uma propost a coerente.Gostaria de ler o contraponto. Porem, me manifesto refletindo:Quem foi eleito p/mandato X deve permanecer X,só valendo o novo prazo p/futuras eleições.Normalmente quem está eleito quer alongar o seu prazo de permanência.Pode haver ai um conflito de interesses de suas propostas. Aliás,por gentileza saberia me dizer quais as 2 chapas que não concorrem a reeleição. E das 5 que concorrem quais as que tem menos concorrentes a reeleição. Grato. Gilmar Moschem-Socio desde..
Gilmar, o link logo abaixo da foto tem todo o levantamento que pedes em relação às chapas.
A proposta só terá validade depois de referendada pelos sócios em Assembléia Geral, visto que é uma alteração estatutária. Ou seja, só terá validade depois de uma possível aprovação e não valerá para os mandatos vigentes.
Abs
Acho que mandato deveria passar a ser de 3 anos, com eleições para presidente e conselho uma semana após o último jogo do Grêmio no ano.
Incrível é a cara de pau de alguns “conselheiros” que não compareceram à uma reuniões sequer e ainda concorrem à releição por MAIS DE UMA CHAPA.
Além da COERÊNCIA ZERO da chapa formada
por 3 grupos que apoiaram 3 CANDIDATOS DIFERENTES na última eleição á presidência… Uma pena ainda existirem muitos intere$$e$ acima do foco principal, que deveria ser o BEM do Grêmio…
A última frase é a melhor: Não precisamos esperar acontecer a eleição pra trabalhar pelo Clube.
Parece que a ideia começou a tomar corpo. O Movimento Grêmio Democrático, da chapa 6 Somos Grêmio apoia a ideia e se prontificou a assinar o documento através dos seus conselheiros, que não são candidatos a reeleição.
Deem um olhada ai na página http://www.facebook.com/gremio.democratico
Minwer
Obrigado, estou gostando muito do levantamento feito e do que li neste post que eu não conhecia. Parabéns.