Grêmio Libertador

Quem sabe faz a hora

Vou aproveitar que o calendário de jogos no deu uma folga – uma parada de 4 dias deve ser considerada folga pra quem joga 2 vezes por semana – pra tratar de um assunto que foge um pouco das 4 linhas: a eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio.

Dia 28 deste mês teremos uma eleição para escolher 150 conselheiros, que terão mandato de 6 anos e se juntarão aos 150 eleitos em 2010. Segundo um levantamento feito por um dos grupos políticos, das 7 chapas inscritas, 5 delas tem candidatos que concorrem à reeleição, totalizando 123 conselheiros que querem continuar fazendo parte do Conselho Deliberativo do Grêmio.

Outras semelhanças entre as chapas estão nas propostas. Aproximar o Conselho do associado, ampliando a transparência e democratizando do CD é uma que todas que estão divulgando suas propostas pregam. Assim como vejo ganhar força a ótima proposta de ampliar o tempo de mandato do Presidente para 3 anos, dando tempo para uma direção implementar seu projeto sem atropelos e acabar com essa sequência de eleições que temos em decorrência disso. Além disso, tirar o período eleitoral do meio do ano, empurrando a eleição para depois do encerramento da temporada do futebol profissional.

Aqui abro parênteses pra explicar o porquê da sequência de eleições: o mandato do Presidente e Vices é de 2 anos. O de um conselheiro é de 6 anos, sendo se elege a metade deles (150 de 300) a cada 3 anos. Ou seja, tivemos eleição presidencial em 2012, teremos eleição para o CD esse ano e novamente para presidência em 2014. Só teremos um refresco eleitoral em 2015. Fecho parênteses.

Então, chego no ponto. Se temos grande parte desses 123 conselheiros que querem ser reconduzidos aos seus cargos por mais um mandato e defendem algumas propostas idênticas, especialmente essa da duração do mandato presidencial, que tal assinar o requerimento ANTES MESMO DAS ELEIÇÕES?

É possível recolher assinaturas suficientes para encaminhar a proposta para a Comissão para Assuntos Legais e Estatutários entre os candidatos que tem essa proposta na sua chapa, bem como seus colegas de movimentos políticos. Duvido não conseguir o número mínimo de assinaturas. A não ser que queiram ser os pais da proposta.

Portanto, faço o convite: semana que vem, na sessão solene de aniversário do Grêmio, estarei recolhendo as assinaturas dos colegas conselheiros. Não precisamos esperar acontecer a eleição pra trabalhar pelo Clube.

Comparilhe isso: